Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de
raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e
linguagens e aprender.
A teoria das
inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Howard
Gardner. Depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana, o
psicólogo concluiu que o cérebro do homem possui oito tipos de inteligência.
Porém, a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências desenvolvidas.
Isto explica porque um indivíduo é muito bom com cálculos matemáticos, porém
não tem muita habilidade com expressão artística. De acordo com Gardner, são
raríssimos os casos em que uma pessoa possui diversas inteligências
desenvolvidas. Podemos citar Leonardo da Vinci
como um destes casos raros de genialidade. Ele foi um excelente pintor, botânico,
matemático, anatomista e inventor. Por outro lado, o psicólogo afirma que são
raros também os casos em que uma pessoa não possui nenhuma inteligência.
Gardner ainda afirma que estas
inteligências apresentam-se de duas formas. Algumas pessoas já nascem com
determinadas inteligências, ou seja, a genética contribui. Porém, as
experiências vividas também contribuem para o desenvolvimento de determinadas
inteligências.
Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Se uma pessoa, por exemplo, nasce com uma inteligência musical, porém as condições ambientais (escola, família, região onde mora) não oferecem estímulos para o desenvolvimento das capacidades musicais, dificilmente este indivíduo será um músico.
As inteligências são:
Lógica – voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números. Costumam fazer contas de cabeça rapidamente.
Linguística – capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. Os indivíduos com esta inteligência desenvolvida são ótimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande capacidade de aprendizado de idiomas.
Corporal – grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas. Um campeão de ginástica olímpica ou um dançarino famoso, com certeza, possuem esta inteligência bem desenvolvida.
Naturalista – voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza (físicos, climáticos, astronômicos, químicos).
Intrapessoal – pessoas com esta inteligência possuem a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.
Interpessoal – facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Indivíduos com esta inteligência conseguem facilmente identificar a personalidade das outras pessoas. Costumam ser ótimos líderes e atuam com facilidade em trabalhos em equipe.
Espacial – habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos. Um jogador de futebol habilidoso possui esta inteligência, pois consegue facilmente observar, analisar e atuar com relação ao movimento da bola.
Musical – inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.
Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Se uma pessoa, por exemplo, nasce com uma inteligência musical, porém as condições ambientais (escola, família, região onde mora) não oferecem estímulos para o desenvolvimento das capacidades musicais, dificilmente este indivíduo será um músico.
As inteligências são:
Lógica – voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números. Costumam fazer contas de cabeça rapidamente.
Linguística – capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. Os indivíduos com esta inteligência desenvolvida são ótimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande capacidade de aprendizado de idiomas.
Corporal – grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas. Um campeão de ginástica olímpica ou um dançarino famoso, com certeza, possuem esta inteligência bem desenvolvida.
Naturalista – voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza (físicos, climáticos, astronômicos, químicos).
Intrapessoal – pessoas com esta inteligência possuem a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.
Interpessoal – facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Indivíduos com esta inteligência conseguem facilmente identificar a personalidade das outras pessoas. Costumam ser ótimos líderes e atuam com facilidade em trabalhos em equipe.
Espacial – habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos. Um jogador de futebol habilidoso possui esta inteligência, pois consegue facilmente observar, analisar e atuar com relação ao movimento da bola.
Musical – inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.
Gardner chama a atenção para o fato de que,
embora as escolas declarem que preparam seus alunos para a vida, a vida
certamente não se limita apenas a raciocínios verbais e lógicos. Ele propõe que
as escolas favoreçam o conhecimento de diversas disciplinas básicas; que encorajem
seus alunos a utilizar esse conhecimento para resolver problemas e efetuar
tarefas que estejam relacionadas com a vida na comunidade a que pertencem; e
que favoreçam o desenvolvimento de combinações intelectuais individuais, a
partir da avaliação regular do potencial de cada um.
GARDNER, Howard: Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto
Alegre, Ed. Artes Médicas Sul, 1994
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