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Literatura Infantil



A literatura infantil tem uma tarefa fundamental a cumprir na sociedade. As atividades com a literatura são cominhos seguros para ajudar no processo de aprendizagem da criança, ajuda também a descobrir os mistérios e os encantos da vida. Não é estranha a função pedagógica da literatura infantil; tal função implica a dirigir e orientar o uso da informação também da escola e da biblioteca no controle da escolha dos textos pelas crianças, dessa forma a criança é conduzida a entrar no universo literário. Hoje a criança não é mais considerada ingênua, indefesa ou totalmente dependente. Participa das mesmas recreações dos adultos, tais como televisão, jogos difíceis de computador e da internet, tem consciência de sua sexualidade e o questionamento é crítico, além disso, não se submete passivamente à autoridade e não aceita a leitura dirigida. No ponto de vista da educação, observa-se uma união de esforços de educadores de todos os níveis de ensino, do básico à universidade, no sentido de promover a leitura para resgatar falhas no nosso sistema de educação. A certeza de que a escola é o espaço privilegiado em que devem ser colocados os alicerces do processo de auto-realização vital e cultural que o ser humano inicia na infância e prolonga até a velhice. Segunda infância (a partir dos 2/3 anos) em casa ou na escola é fundamental quanto a sua orientação para brincadeira com o livro. Os livros adequados a essa fase devem propor situações vivenciadas no cotidiano familiar, na qual a colaboração da família tem grande influencia. 

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Moderna, 1997.

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