Menu

Musicalização Infantil

A música na escola é uma ferramenta essencial, principalmente para os professores da Educação Infantil, com a sua utilização, o professor é capaz de criar e transformar pouco a pouco as ideias do próprio aluno. Mostrar que a musica é uma forte aliada na construção do conhecimento, e para utilizar-se  da música, é necessário  desenvolver a pratica e habilidade com êxito, pois todavia  exige competências que terão o objetivo de atender varias propostas. (SNYDERS, 2008)
Além de a música trabalhar o cognitivo da criança, tem também uma finalidade beneficia na coordenação motora, afetividade e autoestima dando autonomia na realização de atividades, confiança para que se expressem e se agreguem ao mundo social.A musicalização infantil pode ser implantada até mesmo para os bebes, pois desde o momento que nascem são capazes de ouvir e descriminar os mais variados tipos de sons, com preferência de ouvir a voz humana, a qual é a mais forte e relevante forma de estimulação sonora, na maioria das vezes carregada de elementos musicais. (Revista ABEM)


Parece ser fácil dar aula para bebes, mas não é, pois se trata de uma competência que exige paciência, e o principal, a alegria de apresentar a música. Portanto, estimular a criança através de canções, do conversar com os bebes, paulatinamente contribuirá de forma integral para o seu desenvolvimento.
Neste contexto é de grande importância na hora da pratica o tempo determinado, que geralmente é de 30 a 40 minutos.
Uma das músicas que trabalhei, é “a canoa virou”, além de trabalhar a identidade da criança, existem varias formas de serem apresentadas.
Construir uma canoa bem colorida, colocando as crianças para remarem,  assim levará a brincarem  e cantarem  com criatividade, e com a própria letra também, cantar historia cantada, com figuras relacionadas com o tema da música, certamente as crianças ficarão satisfeitas.






Outra sugestão é trabalhar com origami, construir uma lagoa com papel apropriado e fazer com origami animais ou objetos como: sapinhos, peixinhos, barquinhos e sem esquecer-se da criatividade de usar a própria água, transformando esse momento lúdico com a finalidade de trazer para criança uma aproximação mais ativa para as aulas de musicalização.









Nazinete
01-06-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário