A música na escola é uma ferramenta essencial, principalmente
para os professores da Educação Infantil, com a sua utilização, o professor é capaz
de criar e transformar pouco a pouco as ideias do próprio aluno. Mostrar que a
musica é uma forte aliada na construção do conhecimento, e para utilizar-se da música, é necessário desenvolver a pratica e habilidade com êxito, pois
todavia exige competências que terão o
objetivo de atender varias propostas. (SNYDERS, 2008)
Além de a música trabalhar o cognitivo da criança, tem também
uma finalidade beneficia na coordenação motora, afetividade e autoestima dando
autonomia na realização de atividades, confiança para que se expressem e se
agreguem ao mundo social.A musicalização infantil pode ser implantada até
mesmo para os bebes, pois desde o momento que nascem são capazes de ouvir e
descriminar os mais variados tipos de sons, com preferência de ouvir a voz
humana, a qual é a mais forte e relevante forma de estimulação sonora, na
maioria das vezes carregada de elementos musicais. (Revista ABEM)
Parece ser fácil dar aula para bebes,
mas não é, pois se trata de uma competência que exige paciência, e o principal,
a alegria de apresentar a música. Portanto, estimular a criança através de
canções, do conversar com os bebes, paulatinamente contribuirá de forma
integral para o seu desenvolvimento.
Neste contexto é de grande importância na hora da pratica o
tempo determinado, que geralmente é de 30 a 40 minutos.
Uma das músicas que trabalhei, é “a canoa virou”, além de
trabalhar a identidade da criança, existem varias formas de serem apresentadas.
Construir uma canoa bem colorida, colocando as crianças para
remarem, assim levará a brincarem e cantarem
com criatividade, e com a própria letra também, cantar historia cantada,
com figuras relacionadas com o tema da música, certamente as crianças ficarão
satisfeitas.
|
|
|
|
|
|
Outra sugestão é trabalhar com origami,
construir uma lagoa com papel apropriado e fazer com origami animais ou objetos
como: sapinhos, peixinhos, barquinhos e sem esquecer-se da criatividade de usar
a própria água, transformando esse momento lúdico com a finalidade de trazer
para criança uma aproximação mais ativa para as aulas de musicalização.
|
|
|
|
|
|
|
|
Nazinete
01-06-2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário