Menu

Trabalhando com Instrumentos Recicláveis






Geralmente para se trabalhar com instrumentos recicláveis, é sempre uma ideia bastante relevante, atrai a atenção dos alunos, e também traz a alegria de construir seu próprio instrumento musical.
A partir daí, o professor estará trabalhando a socialização das crianças, desenvolvendo um processo de construção de conhecimento com resultados significativos.
Preparar o ambiente é fundamental, também cantar sempre a mesma canção assim que começar as aulas e finalizar, as crianças e principalmente os bebes, entenderão que a aula já começou ou terminou. Considerando estas observações, não podemos descriminar os instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis, os quais podem possibilitar às crianças explorarem  os sons sonoros. Deixar que as crianças movimentem-se e percebam os diferentes valores da música, e também deixar que eles corram, pulem, batam forte ou fraco, ouçam timbres diferentes e possam notar a alegria que música propicia dentro da sala de aula sempre é um desafio.













Para viabilizar o projeto de construção de instrumentos com as crianças, o material a ser utilizado pode ser organizado de forma a facilitar uma produção criativa e interessante. Para isso é importante selecionar e colocar à disposição das crianças: sucatas e materiais recicláveis que devem estar bem cuidados, limpos e guardados de modo prático e funcional; latas de todos os tipos; caixas de papelão firme de diferentes tamanhos; tubos de papelão e de conduíte; retalhos de madeira; caixas de fruitas, embalagens, entre outros. (PCN – Educação Infantil)



Nenhum comentário:

Postar um comentário