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Crescimento e Acompanhamento


No artigo crescimento e desenvolvimento, relata que a maior parte do desenvolvimento do cérebro acontece antes que a criança atinja os três anos de idade, pois é neste período de trinta e seis meses que as crianças desenvolvem as habilidades de falar, pensar, aprender e raciocinar. O equilíbrio de cada indivíduo depende da harmonia em que ocorreu o processo de formação do cérebro.
            A utilização das curvas de crescimento de crianças e adolescentes para a avaliação do crescimento é a ferramenta mais segura para estimar a posição que ocupa uma criança com relação aos valores esperados para cada idade. O acompanhamento do crescimento, o aleitamento, a terapia de reidratação oral para as crianças com diarréia e o controle das infecções respiratórias agudas constituem as cinco ações básicas de saúde consideradas essenciais para o controle da mortalidade infantil e da melhoria da qualidade de vida.
            O desenvolvimento cerebral é uma dança delicada entre a genética e o meio ambiente. Se por um lado a genética pré-ordena a seqüência do desenvolvimento normal, por outro lado a qualidade desse desenvolvimento é condicionada por fatores ambientais que afetam tanto a mulher gestante ou lactante quanto o bebê.
            Podemos acompanhar o desenvolvimento da criança através do Cartão da Criança onde se encontra impresso as atividades próprias da idade, mas devemos ficar atentos a certo marcos do desenvolvimento neuropsicomotor, como por exemplo: firmar a cabeça aos três meses, sentar-se aos seis, engatinhar aos nove, andar aos doze, balbuciar e apontar também aos dozes e palavras únicas aos dezesseis.
            O controle motor segue uma progressão de desenvolvimento que vai das movimentações da cabeça, seguindo de um controle de cintura escapular, abdominal, pélvica e membros inferiores. O aperfeiçoamento coordenativo e postural que iniciam-se no eixo do corpo é pré-requisito para a coordenação distal fina, particularmente aquela observada nos membros superiores durante a coordenação olho-mão.

Crítica construtiva:

            É preciso trabalhar a criança nos seus primeiros anos de vida para que o desenvolvimento motor seja desenvolvido de forma adequada, pois é nos primeiros anos de vida que a criança precisa freqüentar regularmente às consultas pediátricas, só assim o médico poderá perceber qualquer movimento inadequado durante o seu crescimento. Ao nascer, o bebê possui cerca de cem bilhões de células celebrais, e essas células não estão conectadas e precisam ser organizadas.
            Embora nunca seja tarde investir na qualidade de uma criança, quanto mais cedo essas intervenções ocorrerem, mais significativos serão os efeitos sobre o desenvolvimento e seu aprendizado. O cuidado para estimular as crianças deve ser observado, pois a estimulação precoce causa impacto decisivo e duradouro na transição para idade adulta, afetando o desenvolvimento psicomotor, intelectual e afetivo.
            Nos primeiros anos de vida, a criança sofrerá impacto positivo ou negativo referente ao relacionamento dos adultos para com ela, portanto é preciso que o professor esteja bem qualificado para trabalhar essas crianças, deixando que elas adquiram total autonomia e confiança em suas atitudes.

Nazinete - 30/06/2012
           
Referencias Bibliográficas

UNIFEMAS 2011 – Dr. Orlando Antonio Pereira               
Crescimento e Desenvolvimento

UNESP – Universidade Estadual Paulista
Desenvolvimento sensório-motor e perceptivo-motor de populações especiais - 2006

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